19 de dezembro de 2012

Eu estava lendo um monte de revistas para um pesquisa para uma noveleta de ficção científica quando me deparei com um tema interessante. É uma relação curiosa que existe entre Jesus e Hórus, um deus egípcio que me aprofundarei noutra oportunidade, feita pela pesquisadora D.M. Murdock, ou Acharya S. Ela chama tal estudo de "conexão Jesus-Hórus".

Dentre seus apontamentos, está fatos que mostram a semelhança espantosa entre Ísis-Hórus com Maria-Jesus. Ao contrário do que já vi por aí, ela se baseou na literatura oficial egípcia, incluindo textos em pirâmides e nos sarcófagos de múmias.

Eis abaixo alguns exemplos de tal conexão:

  1. Ísis e Maria deram à luz em circunstâncias incomuns.
  2. Hórus teria nascido em 25 de dezembro, numa mangedoura, em pleno solstício de inverno. (Uma ressalva neste ponto: Jesus NÃO PODE TER NASCIDO EM 25 DE DEZEMBRO; tal data fora estipulada pela Igreja Católica Apostólica Romana como forma de converter os povos pagãos que adoravam os deuses solares, como é o caso de Hórus e Mitra.)
  3. O deus egípcio era de ascendência real e sua mãe era conhecida como "virgem Ísis-Mery".
  4. O nascimento de foi anunciado por uma estrela no leste e testemunhado por três "homens sábios".
  5. Aos 12 anos, ele era como um professor-mirim e, com 30, fora batizado por Anup, o Batista, que foi decapitado posteriormente.
  6. O deus tinha 12 companheiros, ajudantes ou discípulos.
  7. Hórus executou milagres, exorcizou demônios e trouxe Osíris de volta dos mortos.
  8. Andou sobre sobre a água.
  9. Foi crucificado entre dois ladrões.
  10. Ele (ou Osíris, seu pai, em alguns versões) foi enterrado por três dias num túmulo e ressuscitou.
  11. O deus egípcio era conhecido por títulos, dentre as quais estão O Bom Pastor, O Filho do Homem, O Verbo Feito Carne, A Palavra da Verdade, entre outros. Também era conhecido como "Iusa", o filho vindouro do Pai. Foi chamado de Sagrado Filho e de Ungido, enquanto Osíris era KRST.
  12. Combateu o maligno Seth.
  13. E, por fim, reinou por mil anos.
Os argumentos, segundo alguns, levam a crer ou que Jesus inspirou a lenda de Hórus (e tudo o que esteja relacionado a ele) ou que houve o oposto. Outra teoria, contudo, menciona que Jesus esteve em contato com os mistérios egípcios quando criança ou em algum tempo de Seu ministério.

Enfim, teorias e crenças a parte, cada um tire suas próprias conclusões!

Fonte consultada: Grandes Temas do Conhecimento - História Oculta, nº 2, Editora Mythos, páginas 46 e 47, "Jesus e o Egito".

NOTA: Por problemas técnicos e inexperiência do autor, as postagens tentarão não usar acentos e caracteres especiais ou tentarão palavras sem acento. Portanto, se ver algo assim, ignore!

4 comentários:


  1. Pr.Suemar

    Gostei muito desta pesquisa e, infelizmente existem muitas ´´ estórias ´´ que circulam no mundo antigo e que graças a tradição oral e escrita de povos antigos temos tantas riquezas de pesquiza. Infelizmente por que muitas delas se não forem estudadas a sério acaba por confundir a mente de jovens iniciantes deste meio.
    Cristo(hebraico= ungido; grego= messias) realmente teve uma rápida passagem pelo Egito, quando José, seu pai, fugia do genocídio que iniciou o Rei Herodes quando soube do nascimento de um outro rei em sua província.
    mas que de lá retornou e foi morar em Nazaré, daí chamado ´´Nazareno``.
    Muitos fazem comparações com Shiva, e outras histórias. Depois da morte e Ressurreição de Jesus muitas pesssoas foram pagas para disseminarem mentiras a respeito do ocorrido: foi roubado por seus discipulos, este não é ele, são somente delírios destes homens bêbados...

    mas quem foi mesmo Horus? segundo a mitologia egipcia?
    Hórus era originalmente o deus do céu(e nao Deus do sol como diz o filme, ele assim, supostamente faria aparecer o sol), voando sobre o Egito como um falcão para proteger seu pai, o rei Osíris. Quando Horus derrotou o assassino de seu pai, Seth, ele se transformou no rei de todo o Egito, e ele é descrito usando uma coroa com uma parte superior branca para representar o Alto Egito e uma parte vermelha inferior para representar o Baixo Egito. Por esta razão, os governantes do Egito sempre se identificaram com Horus na vida, se transformando na personificação de Osíris quando eles morriam.
    Horus não foi crusificado como muitos dizem.
    nem muito menos nasceu de uma virgem. Abaixo vai um link de um v´deo para complementar.
    veja: http://www.youtube.com/watch?v=3Ye4RgezQ48&feature=related

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ^_^

      Então, muitas coisas citadas acima eu não sabia, e postei a nível de curiosidade. Há mais comparações, que eu espero fazer, sem levantar bandeira, e sim demosntrar a diversidade de mitos pelo mundo; o problema é quando eu posto isso, muitos acham que estou criticando alguma religião ou sendo "poser ateu", o que não é o caso.

      E felicito um pastor ter um conhecimento acerca dos mitos egípcios e debater a questão de modo coerente e interessante, enriquecendo ainda mais minha curiosidade por mitologias.

      Excluir
  2. Cara, precisa ver a comparação com Krishna.

    http://www.saindodamatrix.com.br/archives/2007/09/quem_e_este_pokemon.html

    ResponderExcluir
  3. Já conhecia, e tá na lista de leitura para eventual postagem, Eric!
    ^_^

    ResponderExcluir