Sou uma grande fã de Ficção Científica, e entre os escritores de Ficção Científica um dos meus prediletos é Isaac Asimov. Então aqui vai um breve resumo da biografia deste grande escritor...
Asimov nasceu em um gueto chamado Petrovichi, localizado na cidade russa de Smolensk no dia 02 de janeiro de 1920. Posteriormente em 1.923, migrou com sua família para os Estados Unidos, sendo criado em Nova York no bairro do Brooklyn. Ele dedicou sua vida para a divulgação científica e a criação de obras de ficção científica.
Escreveu sua primeira obra aos quinze anos e aos dezoito conseguiu vender seu primeiro conto para a revista Amazing Stories. Asimov publicou mais de duzentos e sessenta livros durante sua vida, sendo cerca de cinqüenta romances e mais de duzentos livros de divulgação científica. Sua linguagem simples e característico senso de humor abriu as portas da ciência e das descobertas científicas para um público leigo.
Asimov também ficou famoso por suas obras envolvendo robôs, palavra criada por ele. Nestas obras ele introduziu as Três Leis Fundamentais da Robótica, estas leis são fundamentais para a boa convivência entre a máquina e o ser humano, pelo menos na teoria.
Primeira Lei: um robô não pode causar dano a um ser humano nem, por omissão, permitir que um ser humano sofra.
Segunda Lei: um robô deve obedecer às ordens dadas por seres humanos, exceto quando essas ordens entrarem em conflito com a Primeira Lei.
Terceira Lei: um robô deve proteger sua própria existência, desde que essa proteção não se choque com a Primeira nem com a Segunda Lei da robótica.
Ele justificou a criação destas leis para introduzir um processo de salva-guarda nas máquinas, que são criadas substancialmente pelo homem. E todos nós sabemos como o ser humano pode ser cruel. Muitos críticos ainda hoje acreditam que os robôs e as máquinas em geral poderão ser a causa de um futuro apocalíptico.
Asimov por outro lado, via nos robôs, computadores e máquinas, um meio útil de libertar o ser humano para tarefas mais criativas. Não sei ao certo até que ponto concordo com Asimov neste aspecto, pois a princípio a índole do robô dependerá sobre tudo de quem o cria, e geralmente o criador é um ser humano. Então há uma linha tênue entre ser liberto para atividades criativas e transformar os robôs em uma legião de escravos. Ou quem sabe, o ser humano poderia se tornar tão alienado e preguiçoso, que até mesmo as atividades criativas poderião ser renegadas a um segundo plano. Obviamente Asimov pensou em todas estas possibilidades muito antes de nós, um exemplo é o seu livro, Nós Robôs, que reúne diversos contos envolvendo um tema ético em relação a convivência com estas criaturas tão inovadoras.
Enfim Isaac Asimov foi um dos mais importantes representantes da Ficção Científica, servindo de inspiração para outros importantes escritores. Suas obras são caracterizadas pela linguagem simples e seu modo pitoresco de contar um boa história. Ele também explorou de forma primorosa todas as características psicológicas e sociológicas da humanidade, as incluindo em seus robôs mais carismáticos. Asimov foi um pioneiro, ele mostrou para nós leitores, uma variedade eclética de futuros plausíveis, e somente por isso já vale a pena ler um livro escrito por ele.
Pequena Cronologia:
1.920 Asimov nasce em dois de Janeiro.
1.923 Família emigra para os EUA e vai morar em Nova York.
1.935 Começa curso de Química junto a Universidade de Columbia, onde fica até 1.939 quando se forma.
1.938 Publica seu primeiro conto na revista : Amazing Stories - Morooned of Vesta.
1.941 Começa a trabalhar em um dos laboratórios da marinha na Filadélfia.
1.942 Em maio deste ano pública o primeiro conto relacionado com a Saga Fundação na revista Astounding Science Fiction, seu título era apenas Fundação.
1.948 Pela Universidade de Columbia obtém o doutorado em bioquímica.
1.949 Inicia sua carreira de docente pela Universidade de Bioquímica da Escola de Medicina da Universidade de Boston.
1.950 Publica neste ano seu primeiro livro Pebble in the sky - Seixo no céu, e em seguida Eu Robô, neste livro ele cria as Três Leis Fundamentais da Robótica. Publica também o primeiro livro da saga Fundação.
1.954 Inicia suas publicações de divulgação científica com o livro Chemicals of Life.
1.980 a 1.992 Ele dirige a Isaac Asimov Magazine, revista semanal editada nos EUA, que é voltada para divulgação de contos dos autores de Ficção Científica. Nesta década ele intensifica suas publicações tanto em nível científico, como em seus romances de ficção científica, envolvendo o Império e os Robôs. É contratado como consultor na área de ficção científica por vários diretores de filmes relacionados com o tema, inclusive pela equipe de Jornada nas Estrelas o filme de 1.979 Star Trek The Motion Pictures. Continua escrevendo até sua morte em 1.992 na cidade de Nova York.
No começo da década de noventa a Editora Record começou a editar a Asimov Magazine no Brasil em formato de bolso, mas a edição foi apenas até o vigésimo quarto volume.
Publicações mais conhecidas:
- 1.950 - Pebble in the Sky - Seixo no Céu.
- 1.951 - The Star, like Dust - As Estrelas como Poeira.
- 1.951 - Foundation - Fundação.
- 1.952 - The Currents of Space - As Correntes do Espaço.
- 1.952 - Foundation and Empire - A Fundação e o Império.
- 1.953 - Second Foundation - Segunda Fundação.
- 1.954 - The Caves of Steel - As Cavernas de Aço.
- 1.957 - The Naked Sun - O Sol Nú.
- 1.982 - Foundation's Edge - A Beira da Fundação.
- 1.983 - Foundation and Earth - Fundação e a Terra.
- 1.983 - The Robots of Dawn - Os Robôs do Amanhecer.
- 1.985 - Robots and Empire - Os Robôs e o Império.
- 1.988 - Prelude to Foundation - Prelúdio da Fundação.
Para você que deseja ler a saga Fundação, sugerimos a seguinte ordem de leitura: Prelúdio da Fundação, Crônicas da Fundação, A Fundação, A Fundação e o Império, A Segunda Fundação, Fundação II - Foundation's Edge e a Fundação e a Terra.
Outras Publicações no Brasil:
- Nêmeses.
- As Cavernas de Marte.
- Caça dos Robôs.
- Fim da Eternidade.
- Nós os Marcianos.
- O Futuro Começou.
- O Homem Bicentenário.
- Oito-dois-sete era galáctica.
- Os Oceanos de Vênus.
- Para onde vamos?.
- A Terra tem Espaço.
- Despertar dos Deuses.
- Júpiter á Venda.
- O Cair da Noite.
- O Grande sol de Mercúrio.
- O Robô de Júpiter.
- Os Anéis de Saturno.
- Vigilante das Estrelas.
- Os Robôs.
- Eu, Robô.
- Nós, Robôs...
- O Fim da Eternidade.
Texto por Adriana Portes
Base Antares
Base Antares
Para mim, foi uma satisfação imensa haver sido contemplado com o Prêmio Jerônymo Monteiro, promovido pela extinta "Isaac Asimov Magazine". O clássico "Eu, Robô" continua a ser um de meus livros favoritos do gênero. Quem tiver curiosidade sobre meus trabalhos, digite o meu nome no Google. Algo aparecerá. Abraços, Roberto Schima.
ResponderExcluir