1 de novembro de 2013



Por que somos tão fascinados por seres fantásticos derivados das lendas nórdicas e celtas? Talvez seja pelo mistério, talvez apenas uma propaganda disseminada pela enxurrada de livros de Ficção Fantástica importados, ou quem sabe... Os elfos, duendes, anões, ogros e dragões sejam mesmo coisas fascinantes. E por que não admitir isso? Eu admito adoro elfos e correlatos.

Elfos são misteriosos, até mesmo em sua criação, os primeiros relatos de histórias envolvendo seres de orelhas pontudas remontam ao século I, ou seja, lendas celtas já falavam de seres a muito perdidos que provinham de mundos superiores ou inferiores, os quais um dia tinham vagado pela terra. Lembrem-se estas lendas existem desde antes de Cristo. Se formos entrar neste viés então podemos citar lendas indianas, sumérias e até egípcias... Enfim com a migração de diversos povos e o comércio entre eles, lendas e histórias com estes seres foram transmitidas de geração em geração. 

Elfos e seres fantásticos não começaram com J.R.R.Tolkien como muitos podem pensar. Mesmo J.R.R. bebeu da fonte de lendas nórdicas e celtas para montar seu mundo imaginário – ver O Anel dos Nibelungos. E quem não beberia? Qualquer um que escreve Ficção Fantástica usa recursos destas antigas lendas, facilmente encontradas em jogos de RPG com este tema e em diversos livros.


Elfo em Warcraft.

E os elfos? Elfos são mágicos e em sua maioria bonitos e sensatos, pelo menos as meninas os veem assim, já os meninos os veem como seres fortes e corajosos, extremamente capazes. Está bem, há alguns meninos que os veem como emotivos e sem graça, mas há gosto para tudo. 

Obviamente que elfos não são todos assim. Há elfos negros, elfos hediondos e elfos guerreiros, elfos com apelo sexual, elfos assassinos e elfos angelicais. Ah sim...  E elfos fêmeas – elfas, estas por sua vez despertam emoções variadas entre o publico leitor tanto masculino como feminino.


Elfa imagem divulgação do Warcraft.

De certa forma há elfos para todos os gostos. Talvez esta miríade de possibilidade os torne tão fascinantes. Afinal Saci Pererê só tem de um tipo, Mula Sem Cabeça também... E cá para nós, são seres bem feinhos e meio sem graça, quem é que vai querer namorar uma Caipora? Ou o Boi Tatá?

Elfos são tão presentes em histórias fantásticas e tão queridinhos dos fãs que até Peter Jackson está apelando ao trazer Legolas para a história de O Hobbit. Quem leu o livro sabe que nem há citação de Legolas naquele enredo, com exceção da aparição de seu pai um elfo Sindar e Rei da Floresta das Trevas-Negra, chamado Thranduil. Mas isso é assunto para outro tópico.

Voltando ao assunto... Há coleções e mais coleções de livros narrando aventuras élficas em diversos estágios, há livros sobre guerras entre nações élficas e há romances com elfos. Enfim, certamente que seres tão temperamentais também amam e eventualmente matam. Matam de forma magistral e sem piedade, diga-se de passagem.

Isso me leva a outro tópico: quais os tipos de elfos?

Ficamos condicionados nos últimos anos a entender os tipos de elfos baseados em tudo que Tolkien escreveu. Mas há muitos outros autores que citam elfos, obviamente grande partes deles são inspirados pelo mesmo autor, o homem considerado vulgarmente como o pai de todos os elfos, J.R.R.Tolkien. No entanto há inúmeros tipos de elfos criados antes e depois deste Mestre... Há até quem acreditasse que elfos eram uma das designações do demônio... Bem como eu disse tem gosto para tudo. Vamos aos tipos.

Elfos das Montanhas: gostam do isolamento proporcionado pelas grandes alturas, possuem uma comunidade própria e geralmente não gostam dos demais elfos. São excelentes construtores e escavadores. E geralmente convivem de forma neutra com os anões, ignorando a presença destes. Evitam ao máximo contato com humanos.

Elfos das Florestas: mais espontâneos e perigosos, primam pela arte do arco e da fecha, mas são muitos bons com adagas. Referenciam os deuses da floresta os respeitando sabiamente. E costumam ser bons comerciantes.

Elfos Negros e sua derivação, os Noturnos: geralmente em jogos de RPG eles têm uma coloração azulada ou roxa. Mas isso não é totalmente verdade, eles podem ser claros ou de pele branca ou negra como qualquer outro elfo. Geralmente saem pela noite, pois sentem-se mais seguros. Seus olhos podem ter a pupila clara, adaptação à visão da noite. Gostam de lugares bem abrigados inclusive cavernas e subterrâneos. Silenciosos são os elfos mais traiçoeiros. Mas não quer dizer que são ruins em sua essência. Contudo por ser minoria não medem esforços para proteger sua ramificação dentro da espécie.


War dark Elf - Warhammer Online: Age of Reckoning. 

Elfos Negros em jogos: estes geralmente são maliciosos, audaciosos e belicosos, não gostam dos outros elfos e muito menos de outras espécies, repudiam os humanos os considerando uma espécie inferior. Respeitam os anões contanto que se mantenham distantes, no fundo os veem igualmente como animais. Resumindo... Nunca se meta com um elfo negro de jogos... Em alguns jogos possuem grande apelo sexual. 

Elfos do Vento: já vi alguns destes em livros e contos, eles não voam logicamente. Mas tem uma destreza incrível para se locomoverem, gostam das altitudes tanto das montanhas como das florestas, vivem em casas próximas as copas das árvores mais altas e são exímios caçadores e arqueiros.

Elfos Brancos: podem ser aqueles encontrados no universo tolkiniano, vistos como seres quase angelicais e bondosos, no fundo são ardilosos e não medem esforços para conseguir o que desejam. Em alguns jogos de RPG e livros baseados em RPG são grandes guerreiros, geralmente são os que estão mais próximos dos humanos, isso não quer dizer que os tolerem, mas em casos excepcionais podem chegar a fazer amizade conosco.

Bem, existem outros tipos de elfo, isso cabe a imaginação de cada autor. Você que está lendo este texto pode criar o seu próprio tipo. Isso é o mais legal no mundo élfico, basta respeitar algumas regras básicas sobre o comportamento de um elfo e ele pode sair do forno do jeitinho que você desejar com orelhas pontudas de diversos tamanhos...

A fascinação élfica está na imagem que fazemos dos elfos, e como nos identificamos com suas virtudes e fraquezas. Elfos certamente possuem fraquezas, geralmente não mágicas, geralmente nas histórias eles se envolvem com humanos, o que os leva a fazer coisas que afetam seus destinos, ás vezes para o bem, ás vezes para o mal. Um elfo, independente de sua forma física ou sua índole é sempre bem vindo em uma boa história de fantasia, tenho dito.

Para quem gosta de elfos, sugiro os seguintes livros:
Crônicas do Mundo Emerso – Cronache del Mondo Emerso
Escritora italiana Licia Troisi.

Trilogia Elfos. 
A caçada dos Elfos
Estrelas dos Albos
Pedras dos Albos
Escritor alemão Bernhard Hennen.

A coleção Os dragões de Titânia.
Renato Rodrigues (não conheço o autor, mas gostei do livro)


Texto por Adriana Portes
Base Antares

5 comentários:

  1. Renato Rodrigues se apresentando e agradecendo a citação de "Os Dragões de Titânia". Parabéns pela matéria, Lorna.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Renato.

      Obrigada pela visita e pelos votos de parabéns. Eu gostei muito de Dragões de Titânia, de certa forma me apaixonei. Eu é que digo parabéns pelo talento que você têm e pela aventura que criaste. Não pare nunca. :-)

      Excluir
  2. Lorna, me desculpe mas faltou se aprofundar na pesquisa.
    Essa variedade toda de elfos que você cita é apenas fruto da ruminação moderna em cima da abstração de Tolkien, que os transformou em seres "superiores" (quando na mitologia eles eram pequenos, brincalhões e potencialmente malignos).

    Quanto aos mitos brasileiros, o que lhes falta é a mesma ruminação cultural. Eles ainda são crus e não foram devidamente trabalhados.

    Fica a dica pra pesquisar um pouco sobre as diferenças regionais da lenda do saci e ver que o negrinho de barrete e uma perna só que conhecemos é uma mistura de lendas criada pela mente do Monteiro Lobato e que o folclore tem sacis de todos os jeitos.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá falando em duendes seu otário? Tem que escrever no senhor "Anônimo" tipo das pessoas sem caráter mesmo. Se você não acredita não precisa ficar dando o seu palpite e opinião. Parabéns Lorna pela sua matéria, muito interessante.

      Excluir